quarta-feira, 30 de maio de 2012

Resultados da Sustentabilidade






Ao longo das últimas duas décadas, houve muitos exemplos bem sucedidos de desenvolvimento sustentável em áreas como energia, agricultura, planejamento urbano, produção e consumo:
► No Quênia, mecanismos de inovação financeira têm estimulado novos investimentos em fontes de energias renováveis, incluindo energia eólica, solar, pequenas centrais hidrelétricas, biogás e energia de resíduos urbanos, gerando
renda e emprego.
► Na China, medidas para mudar para uma estratégia de crescimento de baixo carbono, baseada no desenvolvimento de fontes de energias renováveis, criaram fluxos de emprego, renda e receita para promissoras indústrias de baixo carbono.
► Em Uganda, uma transição para uma agricultura orgânica gerou receita e renda para pequenos agricultores e beneficiou a economia, a sociedade e o meio ambiente.
► No Brasil, um projeto no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi adotado em São Paulo com o objetivo de transformar dois dos maiores lixões da cidade em aterros sanitários sustentáveis. De 2004 a setembro de 2011, esses aterros impediram a liberação na atmosfera de 352 mil toneladas de gás metano, que foram utilizados para produzir mais de um milhão de megawatts de eletricidade.
► No Nepal, o manejo florestal comunitário — liderado por grupos florestais locais — contribuiu para restaurar os recursos das florestas após um declínio constante nos anos 1990.
► No Canadá, a EcoLogo — uma das marcas de certificação ambiental mais respeitadas da América do Norte — promoveu milhares de produtos que atendem a rigorosos padrões ambientais.
► Na França, cerca de 90 mil empregos foram criados nos setores verdes entre 2006 e 2008, principalmente em áreas como conservação de energia e desenvolvimento de energias renováveis.
► No Haiti, a Iniciativa Costa Sul deve beneficiar cerca de 205 mil pessoas através da recuperação e do desenvolvimento sustentável de uma terra severamente degradada em uma área com quase a metade do tamanho da Grande Londres.


Fonte: Cartilha Rio+20. Disponível em www.rio20.info

Nenhum comentário: