segunda-feira, 7 de maio de 2012

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – Seu grande diferencial


Como você se posiciona em relação às situações dificies em sua vida? Uma frustração profissional? A falta de motivação diante de novas oportunidades? Problemas de relacionamentos familiares e no trabalho?


A forma positiva como você encara todas essas dificuldades é chamada de inteligência emocional. É mais que ter pensamento e atitude positivas diante de tudo isso, mas é saber lidar com todas essas questões não permitindo que problemas estejam interferindo em outras áreas.

Pessoas com a inteligência emocional desenvolvida sabem diferenciar perfeitamente entre um problema conjugal e um problema no trabalho, e ambos não interferem ao outro.

Daniel Goleman, psicólogo PhD, criador do termo Inteligência Emocional, divide a inteligência emocional em 5 grandes áreas:

1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais.

Para Daniel, a forma de tornar as pessoas mais inteligentes emocionalmente, é educá-las desde criança, preparando-as a superar as dificuldades e sempre ir em busca dos melhores resultados.
Se você está lendo esta matéria e ainda pensa consigo mesmo em qual a vantagem de tudo isso, Daniel ainda afirma que hoje o mercado não busca profissionais com QI (Quociente de Inteligência) elevado, o conhecimento técnico não é o fator mais importante na escolha de um novo profissional, mas são selecionados os profissionais com qualidade de relacionamentos humanos (interpessoais e intrapessoal), com afabilidade, compreensão e gentileza.

Nenhum comentário: