quinta-feira, 19 de abril de 2012

Empreendedorismo - Teoria na prática


O conceito de empreendedorismo surge da definição de empreender, que significa a tentativa de realizar ou pôr em execução alguma coisa.

Normalmente é atribuído à empresas, mas o conceito de empreendedorismo é muito abrangente, mas pode também ser definido em nossa linguagem em uma ideia que é transformada em negócio para se ter resultados.

Essa última definição pode ser usada para todos os tipos de empreendimentos porque o negócio nem sempre é uma empresa (pode ser um blog, pode ser uma ONG, pode ser um centro cultural, e mais) e o resultado nem sempre é financeiro (para um blog político pode ser influência para votos, um blog de denúncias policiais pode ser segurança da comunidade, para um Centro Cultural pode ser a formação de adolescentes e jovens).

Enfim, vejo que muitos podem ser os resultados, mas isso não isenta a realidade de ganhar dinheiro com o negócio, afinal o dinheiro é o que vai dar sobrevivência ao negócio. mas ele deve ser visto como o meio, e não como o fim.

À pessoa que tem a ideia do negócio, denominamos empreendedor. É aquele ousado, cheio de visão, ativo, arrojado e corre riscos (calculados). As características de um empreendedor são em alguns casos vistas como dons ou habilidades naturais, porém não descartando esta possibilidade, percebo que todas elas podem ser desenvolvidas se inseridas em nossos hábitos diários.

Os riscos do empreendedor são calculados porque normalmente não se investe em algo que não se conhece ou que não se estuda em quais são os possíveis resultados, ou ao menos espera-se que sejam assim.

Ao estudo do futuro empreendimento, chamamos de Plano de Negócio. É o estudo que procura prevê como funcionará o negócio antes que ele se torne uma realidade no mercado. O Plano de Negócio envolve estudo do mercado, de quanto será necessário para investir, qual o local que o negócio estará inserido, qual o público alvo, a previsão de fluxo de caixa, custo de produção, recursos necessários, e uma infinidade de questionamentos que variam de acordo com a complexidade do negócio e da área de mercado que está inserida.

"Visão sem ação não passa de sonho;
ação sem visão é só passatempo;
visão com ação pode mudar o mundo."
Joel Baker

Então...
Boas idéias!
Bons estudos!
Bom trabalho!
E boa colheita!

Nenhum comentário: