quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Crescimento em uma comunidade

       Como dito nos últimos posts, o Blog Você e Gestão reservou algumas páginas para tratar sobre liderança cristã. E mais uma vez reforça, que esses posts não devem ser discriminados e ignorados pelo fato de falar à luz da Bíblia, mas devem ser considerados como muitos livros que se tornaram best-seller ao retratarem sobre a liderança de Jesus.

       Assim, apresento abaixo, uma publicação que nos faz pensar sobre como podemos crescer em uma comunidade (organização) ou favorecer o crescimento para outras pessoas (estendendo o legado, formando novos líderes).





"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum...
E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos ".
Atos 2: 42-44, 47 (NVI)

Um fato curioso é que o crescimento de peixes ornamentais é limitado ao tamanho do aquário. Se você tem um aquário pequeno, eles não se reproduzem, mas se existir espaço no aquário, eles tendem a se multiplicar.

Agora pensando em sua vida. Se as circunstâncias da vida forem difíceis você terá que usar uma força extra para se desenvolver e alcançar seu real potencial. Por isso é importante que você esteja em um ambiente favorável ao seu crescimento, porque assim, essa força extra que será economizada pode ser reaproveitada de outras formas.

Um ambiente que favoreça o desenvolvimento do potencial das pessoas é composto por:


  1. Pessoas que estão à sua frente – são os modelos, as referências.
  2. Desafios – você sempre precisará superar seus limites.
  3. Foco – é preciso saber o que se faz e porque está fazendo.
  4. Coletividade – outros estão juntos a você no mesmo foco.
  5. Desconforto – Nem sempre se faz o que quer, mas o que precisa.
  6. Crescimento compartilhado – você não cresce sozinho.
  7. Vontade de mudar – permanecer igual anula qualquer força que resulte em melhoria
  8. Crescimento modelado – a unidade resulta em cópias do líder maior: Jesus
  9. Crescimento esperado – não é uma possibilidade, é certo, basta esperar.

Crescer dói, mas é necessário. Mas quando temos um Deus presente e uma comunidade que nos dá oportunidade de desenvolver nossos potenciais, esse processo é facilitado. Por isso, procure ambientes que tenham essas características, e se você exerce liderança em alguma comunidade, coloque estes ítens como prioridade em sua organização para que ela mantenha-se firme e com crescimento saudável.