Muitas vezes você está cansado e produzindo pouco no trabalho pensando que precisa de férias e se sentindo cansado. Já pensou na possibilidade contrária? Será que você não está precisando se cansar de verdade para desfrutar de um relaxamento físico?
Pode parecer que esse assunto não tenha nada a ver com seu trabalho ou sua carreira, mas nesse post vou tratar de minha experiência de superação do sedentarismo e quais benefícios desfrutei através da atividade física.
MINHA EXPERIÊNCIA COM O CICLISMO
Não sou atleta, não sou admirador de determinada modalidade esportiva, e por essa falta de paixão sempre tive dificuldades para seguir adiante em alguma prática esportiva ou aulas em academia. Após algumas tentativas frustradas nessa luta contra o sedentarismo, decidi recuperar uma bicicleta que trago comigo há alguns anos, mas me servia apenas como patrimônio histórico em minha garagem.
Trocados os pneus, freios, sinalizações e passada por um processo de lubrificação e limpeza decidi usá-la em voltas curtas pelo bairro que moro para adaptar meu corpo para o exercício.
Nessas voltas curtas, descobri que quando encontramos a atividade na qual temos prazer, nosso corpo deseja cada vez mais, e daí passei a me dedicar a este esporte, adotando um estilo de vida mais saudável.
Perdi o cansaço que acompanhava ao acordar, sempre pedindo mais 5 minutos ao despertador. Hoje tenho outra disposição pela manhã, e passar horas sentado na cadeira do escritório não tem gerado tanto incômodo.
O autor Jefferson Campos em suas pedaladas noturnas
Os cardiologistas afirmam que "o ciclismo é uma atividade física que reduz o estresse, evita o infarto e aumenta a imunidade. É uma das atividades físicas mais completas por movimentar todo o corpo"
Abaixo você encontra o resultado de uma pesquisa sobre os benefícios em andar de bicicleta:
Combate stress e depressão
Os movimentos do coração tornam-se mais intensos, levando oxigênio ao cérebro mais rapidamente, diminuindo assim a ansiedade, angústia e depressão.
Melhora relações sexuais
Os vasos sanguíneos das coxas e pernas são tonificados, o que favorece a irrigação sanguínea nos órgãos sexuais, colaborando com a ereção peniana e lubrificação vaginal.
Ajuda no humor e no sono
Enquanto você pedala, o organismo libera endorfinas, e aumenta os níveis de serotonina, gerando prazer e relaxamento, fatores indispensáveis para um sono tranquilo.
Evita o infarto
A atividade física reduz a taxa de glicemia no sangue, o que ajuda na prevenção e controle do diabetes, que é fator de risco para infarto do miocárdio.
Diminui a pressão arterial
Com exercícios constantes, os vasos sanguíneos são tonificados e relaxam com maior facilidade, o que favorece a redução da pressão sanguínea.
Aumenta a imunidade
A produção dos glóbulos brancos (defesas contra vírus e bactérias) é aumentada com a melhora da contração cardíaca.
Melhora a Respiração
Com o esforço das pedaladas, a frequência cardíaca melhora a oxigenação dos pulmões e dos tecidos, o que aumenta o desempenho aeróbico e cardiovascular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário