Você está entre aqueles que quando termina o horário de trabalho percebe que ainda faltam concluir muitas atividades daquele dia?
Ou você é aquele que consegue concluir todas as atividades do seu dia, mas gostaria de mais tempo livre para dedicar à criação de novos processos ou produtos em seu trabalho?
Ou você se encaixa no grupo que trabalha por conta própria e gostaria de aumentar o rendimento de suas atividades para gastar menos tempo com trabalho e se dedicar a outras atividades como lazer, estudo ou outra fonte de renda?
Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, fique atento a estes 7 tópicos abaixos que trazem dicas que o Blog Você e Gestão preparou para você otimizar a utilização do seu tempo em suas rotinas de trabalho.
| Otimização do tempo em 7 passos |
1.
Defina
um horários para conferir seus emails. Quando você não tem definido os horários
para checar os emails em sua caixa de entrada, você corre o risco e abri-la por
muitas vezes e sem necessidade. Uma sugestão é checar no início, no meio e
próximo ao fim de cada expediente, ou seja, a cada turno você deve checar por 3
vezes. Isso também diminuirá a sensação de ansiedade e a expectativa de sempre
ter muitas coisas a fazer.
2. Ter atividades definidas. Seu dia deve começar com a clareza daquilo que deve ser feito neste dia e que não deverá ser deixado para outro dia. Quando você sabe o que deve ser priorizado, você otimiza seu tempo naquilo que é mais importante.
2. Ter atividades definidas. Seu dia deve começar com a clareza daquilo que deve ser feito neste dia e que não deverá ser deixado para outro dia. Quando você sabe o que deve ser priorizado, você otimiza seu tempo naquilo que é mais importante.
3. Seja objetivo quanto a reuniões. Se você trabalha com reuniões, procure marcar alguma se realmente for necessário, e quando houver tenha bem definido a duração, a pauta e conduza a discussão da maneira mais objetiva possível.
4. Cuidado com as redes sociais. Elas tem um poder enorme de distraí-lo e roubar seu tempo naquilo que não trará resultados para a organização e para sua carreira. Assim como o email, defina horários específicos para verificar se tem novidades para você.
5. Mantenha a atenção em sua atividade. Quando você preocupa-se com o trabalho de quem divide mesa com você, ou quando você se desconecta da sua atividade para verificar celular, relógio, arrumar setor ou qualquer outra coisa que não devia ser feito naquele momento, irá atrapalhar você de maneira que você não vai produzir como poderia.
6. Mantenha bem organizados seus arquivos no computador. Se você tem uma área de trabalho ou lista de favoritos em seu navegador de internet cheia de atalhos de sites diversos ou atalhos para arquivos que não tem sentido para seu trabalho será uma oportunidade de desviar a atenção de suas atividades. E se você usa algum software de mensagens instantâneas, mantenha seu status como ocupado ou invisível para evitar que pessoas que não sejam de seu trabalho venham a interromper você com conversas que não cabem no momento.
7. Cuide daquilo que é de sua responsabilidade. Isso é priorizar aquilo que será cobrado de você, mas não quero dizer que você deve negar informações ou favores aos seus colegas de trabalho. O importante é você saber o momento em que poderá ajudar outras pessoas sem atrasar seus afazeres, e também saber dizer “não” quando não for possível e saber que isso não torna você melhor ou pior, mas demonstra que você tem bem definido o que é sua responsabilidade na organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário