segunda-feira, 26 de março de 2012

TRATANDO AS DIFERENÇAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL


Há pouco tempo atrás, eu pensava que aquelas pessoas que pensam diferentes de mim são ou de alguma forma um dia seriam meus maiores problemas.

Por que pensava assim? Porque é natural que ninguém queira estar com aqueles que sempre discordam de sua opinião e que a qualquer momento podem levá-lo a ter que se explicar por problemas que não existem, porque estes ficam como serpentes preparadas para o bote, sempre atentas ao mínimo de movimentação.

Então, em meu círculo de relacionamentos, só aceitava aqueles que de alguma forma se assemelhavam a mim e que me fossem sempre úteis, sem me trazer maiores problemas por estar sempre pensando contrário aos meus pensamentos.

Esse é o modelo natural e mais encontrado nos relacionamentos de trabalho, porém ainda há algo mais para conhecer. É preciso encarar as diferenças como oportunidade de crescimento.

Hoje percebo que as diferenças servem para me tornar melhor!

Não estou aqui falando de brigas e desavenças no ambiente de trabalho. Isso é inadmissível, e posso simplesmente chamar de falta de educação e respeito ao companheiro de trabalho. Quando me refiro a diferenças, trato de diferença no ponto de vista, opinião divergente, entre outras coisas.

Quando temos algo como verdade, quase sempre congelamos aquela definição e qualquer outra opinião contrária se torna falsa, porque você assumiu aquilo como verdade e até hoje esta definição atende à sua necessidade.

Mas quando encontramos pessoas que discordam de nosso projeto, ou afirmam que não vai dar certo por estar faltando alguma coisa, ou que as pessoas selecionadas para a execução não são capacitadas suficientemente, é este o momento de rever seus planejamentos.

Com isso também não quero dizer a você que todas as opiniões devem ser aceitas, mas se você está envolvido em algum projeto, ou setor de trabalho, subtende-se que dessa área você entende, daí você saberá qual contribuição oposta à sua deverá ser aceita.

Aproveite as discussões para rever conceitos e valores para que tudo venha para cooperar com sua liderança e seus projetos, e a partir daí verá que aqueles que pensam parecidos com você contribuem para seus planos, mas aqueles que pensam diferentes de você contribuem ainda mais.

Nenhum comentário: