quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Crescimento em uma comunidade

       Como dito nos últimos posts, o Blog Você e Gestão reservou algumas páginas para tratar sobre liderança cristã. E mais uma vez reforça, que esses posts não devem ser discriminados e ignorados pelo fato de falar à luz da Bíblia, mas devem ser considerados como muitos livros que se tornaram best-seller ao retratarem sobre a liderança de Jesus.

       Assim, apresento abaixo, uma publicação que nos faz pensar sobre como podemos crescer em uma comunidade (organização) ou favorecer o crescimento para outras pessoas (estendendo o legado, formando novos líderes).





"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum...
E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos ".
Atos 2: 42-44, 47 (NVI)

Um fato curioso é que o crescimento de peixes ornamentais é limitado ao tamanho do aquário. Se você tem um aquário pequeno, eles não se reproduzem, mas se existir espaço no aquário, eles tendem a se multiplicar.

Agora pensando em sua vida. Se as circunstâncias da vida forem difíceis você terá que usar uma força extra para se desenvolver e alcançar seu real potencial. Por isso é importante que você esteja em um ambiente favorável ao seu crescimento, porque assim, essa força extra que será economizada pode ser reaproveitada de outras formas.

Um ambiente que favoreça o desenvolvimento do potencial das pessoas é composto por:


  1. Pessoas que estão à sua frente – são os modelos, as referências.
  2. Desafios – você sempre precisará superar seus limites.
  3. Foco – é preciso saber o que se faz e porque está fazendo.
  4. Coletividade – outros estão juntos a você no mesmo foco.
  5. Desconforto – Nem sempre se faz o que quer, mas o que precisa.
  6. Crescimento compartilhado – você não cresce sozinho.
  7. Vontade de mudar – permanecer igual anula qualquer força que resulte em melhoria
  8. Crescimento modelado – a unidade resulta em cópias do líder maior: Jesus
  9. Crescimento esperado – não é uma possibilidade, é certo, basta esperar.

Crescer dói, mas é necessário. Mas quando temos um Deus presente e uma comunidade que nos dá oportunidade de desenvolver nossos potenciais, esse processo é facilitado. Por isso, procure ambientes que tenham essas características, e se você exerce liderança em alguma comunidade, coloque estes ítens como prioridade em sua organização para que ela mantenha-se firme e com crescimento saudável.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

NEM TODO MUNDO SEGUIRÁ

O Blog Você e Gestão tem preparado para você publicações sobre liderança cristã. São textos de liderança cristã, mas com ensinamentos que servem perfeitamente para qualquer segmento de liderança, pois são apresentadas aqui lições de vida, e não tradição religiosa. Hoje você está diante da primeira destas publicações. Ao concluir sua leitura, deixe-nos um comentário para nossa melhoria!



Muitos seguidores de Jesus ouviram isso e reclamaram:
O que ele ensina é muito difícil! Quem pode aceitar esses ensinamentos?
Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram
e não o mais acompanhavam mais.


João 6:60, 66




É maravilhoso ter pessoas excepcionais na equipe, mas isso não acontece por acaso.
O sonho de todo líder é ter sempre mais pessoas atraídas para uma visão, mas só isso não é suficiente, é preciso ter certeza se elas são compatíveis com a visão.

A primeira pergunta que se deve fazer é: “Essa pessoa quer abraçar a visão?”
Como já disse, o sonho do líder é ter mais e mais pessoas envolvidas na visão, e ele chega a pensar que em algum momento, todos vão entender e aceitar esses propósitos, mas isso não é verdade.

A segunda pergunta que você como líder precisa fazer é: “Essa pessoa é capaz de assumir tal compromisso nessa visão?”
Não podemos deixar de corresponder a visão com o potencial humano de cada indivíduo. Os valores individuais não devem ser contrários aos valores da visão. E nas tarefas que envolvem o desenvolvimento dessa visão não podemos também deixar de tomar o cuidado de verificar dons e talentos de cada pessoa.

A terceira e última pergunta é: “Essa pessoa pode desenvolver a visão sem mim?”
A liderança não é bem sucedida se não atingir o nível de formação de novos líderes para que a visão seja ampliada.

O líder deve se preocupar em desenvolver relacionamentos e trazer para a visão para aqueles que estejam juntos para ajudarem-se mutuamente.

terça-feira, 15 de julho de 2014

15 de julho : : Dia do Homem



O Dia Internacional do Homem é um evento internacional celebrado em 19 de novembro de cada ano. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) , e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. No Brasil, desde 1992, o Dia do Homem, embora seja uma data pouco divulgada e sem comemorações, é comemorado no dia 15 de Julho, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Um dos co-fundadores, Edson Marques, pretende que se altere o nome para Dia + Noite do Homem Livre.

A diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, disse que a criação da data é "uma excelente ideia para equilibrar os gêneros". Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos.

De acordo com os criadores do Dia Internacional do Homem (19 de Novembro), os homens devem denunciar adiscriminação que sofrem em áreas como educaçãosaúde, família, direitomídia, entre outras, projetando uma imagem positiva de si mesmos na sociedade e destacando suas contribuições. O Dia Internacional do Homem é celebrado com seminários públicos, atividades escolares, programas de rádio e televisão, passeatas e marchas pacíficas, debates e mostras de arte. Os pioneiros da data querem destacar as experiências masculinas na sociedade. Cada ano a celebração foca um tema diferente como, por exemplo, Ano da Saúde Masculina (2002) e Ano do Perdão e da Cura (2007).

Promover modelos masculinos positivos, não apenas de estrelas do cinema ou esportes, mas de homens do dia-a-dia cujas vidas são decentes e honestas;

Comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças e meio ambiente;

Concentrar sobre a saúde do homem e seu bem estar: social, emocional, físico e espiritual;

Destacar a discriminação profissional contra os homens nas áreas de serviços sociais, nas atitudes e expectativas sociais e no direito;

Melhorar as relações de gênero e promover a igualdade de gênero;

Criar um mundo melhor, onde as pessoas possam se sentir seguras e crescer para alcançar seu pleno potencial

A data para celebrar o Dia Internacional do Homem foi dia 19 de Novembro e foi escolhida no dia 19 de Novembro de 1999, em TrinidadTobago.

Extraído

Fonte: Wikipedia


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Desvalorização da carreira dos jogadores da seleção brasileira


Nossa carreira é avaliada e valorizada por diversos fatores, mas uma certeza é que um fracasso sempre resulta em desvalorização. E o que podemos esperar dos jogadores da seleção brasileira de futebol após a tragédia da derrota de 7 x 1 para a seleção da Alemanha no Mundial?

Sabemos que a seleção brasileira deixará a Copa do Mundo valendo menos do que quando entrou para o campeonato. Um relatório da Pluri Consultoria, comparou o valor de mercado dos 23 jogadores convocados para o time antes e depois do grande evento esportivo.

Os cinco jogadores mais desvalorizados após o campeonato, segundo o estudo, serão Fred, Júlio Cesar, Dante, Maicon e Daniel Alves, nessa ordem. Já Neymar foi o único que deverá ver seu valor de mercado subir depois da Copa.

Pelo estudo, se somarmos o valor de mercado de todos os jogadores, o time deve ser desvalorizado em 4,3%.

A maior parte deles continuam valendo muitas decimais, mas essa queda representa também muitas outras decimais, e sempre a recuperação é mais difícil que uma primeira valorização.