quinta-feira, 20 de abril de 2017

Despedida, eu acho!

Resultado de imagem para despedida tumblr
Como já escrevi em alguns posts, esse blog nasceu como uma forma alternativa de registro de conteúdos em minhas aulas no MBA. Ao invés de usar um simples caderno, pensei em compartilhar meus aprendizados aqui como uma forma de contribuição para aqueles que pudessem se interessar por meus rascunhos (na minha cabeça chamo de artigos rsrs).

Confesso que eu não esperava que o resultado disso fosse tão longe! Primeiro pelo número de acessos, pois nessa noite de véspera de feriado quando decidir escrever, temos exatamente 25.797 visualizações de página! Faz tanto tempo que eu escrevi e nem mais acompanhava as estatísticas, mas percebo que tem uma média de 200 pessoas por mês acessando conteúdos anteriores. Fico muito feliz com isso e aproveito para agradecer a você que lê isso agora, e aos demais que um a um me fez chegar a esse número! Agradeço em especial aos brasileiros, norte americanos e russos que são disparados os que mais acessam! Muito obrigado! Thank you very much! большое спасибо.

Minha segunda surpresa, é que eu realmente não acreditava que essa ideia do blog fosse a peça fundamental em minha monografia no MBA, quando falei sobre o uso de blogs como ferramentas para a popularização do discurso da Gestão de Pessoas. Achei o máximo citar a mim mesmo em meu trabalho (hahaha). Sou cristão e por isso, não me contenho em usar essas palavras nesse momento: Como Deus age, hein?! Ele vai preparando todas as circunstâncias para chegar onde não conseguimos imaginar! Na época do MBA até hoje, trabalho integralmente na Igreja Presbiteriana Renovada de Aracaju, e a comunicação é uma de minhas responsabilidades. Agora sou especialista em Gestão de Pessoas, voltado para a área de pesquisa: COMUNICAÇÃO!  Sem mais explicações, a maior surpresa de todas foi que da monografia, publiquei um artigo científico em um periódico. (Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/ideiaseinovacao/article/view/1271)


Resultado de imagem para propriedade intelectual
Propriedade Intelectual
Fonte: UNESP
O MBA acabou, fui me envolvendo nas atividades do trabalho (Coisa que prefiro! Acho que não nasci pra ser acadêmico...) e as postagens foi parando... Hoje estou cursando mestrado em Propriedade Intelectual na Universidade Federal de Sergipe. A pergunta: o que é Propriedade Intelectual? A definição mais clara que posso dizer é que ela é a ciência que estuda as formas de proteção de toda a criação humana, onde se encaixa direito autoral, patente, proteção de marcas, registros de softwares, indicações geográficas e mais.

O título dessa possível última aparição no Você e Gestão é Despedida, eu acho! porque um dia eu posso voltar pra tratar de plágios na internet, principalmente envolvendo blog. Mas por enquanto, sigo meu trabalho e meu novo estudo. Mais uma vez, obrigado!

Se desejar um contato, pode me escrever aqui nos comentários que retorno via email, ou nas redes sociais:

Instagram: @jcampospinto

Skype: jcampospinto

LinkedIn: Jefferson Campos Pinto

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Não trabalhe muito, trabalhe certo!



Mohamed El-Eian era em 2014 o presidente da Pacif Investment Management Co., uma das maiores consultoria financeiras do mundo, hoje Mohamed tem uma vida muito diferente do que era antes: o status não é o mesmo, a conta bancária não se encontra com mesmo saldo, nem possui tantas pessoas sob sua liderança como antes. Tudo isso mudou após receber uma carta de sua filha de 10 anos, onde ela descrevia 22 momentos importantes de sua vida que ele havia perdido porque estava envolvido no trabalho.

Para garantir empregabilidade e resultados satisfatórios, as pessoas têm dado mais de si em horários extras, mesmo que não remunerados quando levam trabalhos para casa, por exemplo. A maioria das pessoas passa 9 horas por dia em seu trabalho, enquanto outras chegam até 10 ou mais.
Mas ao contrário do que se pensa, a longa jornada não contribui para a produtividade. Assim, nosso problema deixa de ser muito trabalho, para trabalho mal realizado, seja por culpa das pessoas ou dos processos produtivos que emperram a engrenagem.

A resposta para tudo isso, é a simplificação do trabalho. O diagnóstico já está pronto, precisamos da solução. A solução mais aplicada pelas organizações é nomear gestores de áreas para fiscalizar o trabalho achando que existe "corpo mole", controlando com avaliações e punições.

A solução pode estar em você mesmo, ou seus liderados se este for o caso, questione quais são os gargalos que tem engolido o tempo de trabalho sem resultados.

Segundo, priorize o que realmente é importante dentro de tudo o que se espera de você. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais. Não espere que as metas cheguem a você como imposição superior, você sabe qual o seu papel!

Outro conselho, é implantar métodos. Aquilo que é rotineiro pode ter uma forma padrão de ser executado. Isso evitará que você desvie o foco da atividade. Isso não quer dizer que deve ser engessado, pois a metodologia pode ser sempre repensada, mas também considerada.

Resultado de imagem para 1, 2 3

Pondo em prática estes três conselhos, apenas, você com certeza alcançará maior produtividade dentro de sua jornada. Estendendo estes direcionamentos para sua vida pessoal, certamente desenvolverá uma melhor qualidade de vida, dedicando tempo para desenvolver seus papéis sociais: pai, esposo, voluntário no ministério e muito mais!

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Trabalho em equipe

Nunca o trabalho em equipe foi tão importante como nos dias de hoje, haja vista, que a interligação mundial do mercado, tornou o ambiente corporativo algo extremamente imprevisível e dinâmico, fazendo com que os gestores mudassem suas convicções e quebrassem paradigmas, para que assim, o enfoque fosse passando para os colaboradores e o respectivo desenvolvimento de suas competências. Infelizmente, alguns gestores negligenciam esse importante fator, comprometendo assim, o sucesso de suas organizações.

Resultado de imagem para 10


Sabendo da vontade que alguns gestores possuem, de executar os processos organizacionais de forma eficiente, elaborei 10 qualidades fundamentais para que uma equipe execute seus procedimentos em alto nível, confira:




1 – Autogerenciamento: o funcionário não pode ser como um bebezinho que depende de uma babá o tempo todo, ou seja, ele deve saber exatamente quais são suas funções dentro da empresa e principalmente, como executá-las de forma eficiente. Em outras palavras, o cooperador deve ser autodidata, para que ele não dependa de ninguém, a não ser dele mesmo.

2 – Antecipação: devem ter a capacidade de prever as variáveis futuras e criar métodos inteligentes para lidar inteligentemente com as mesmas. É importante também frisar, que algumas coisas são inevitáveis, todavia, algumas podem e devem ser evitadas, para que assim, possam ser reduzidas as probabilidades de fracasso.

3 – Adaptação: devem ter capacidade para se adaptar ao novo, fazendo com que a imprevisibilidade seja algo positivo tanto interno, quanto externamente. Vale lembrar que, sem esse atributo, a empresa encontrará muitas dificuldades em sua caminhada, haja vista, que o mercado entregará constantemente novas variáveis, surpreendendo o gestor que, provavelmente, não estará preparado para reagir.

4 – Sinergia: a união da equipe em prol dos objetivos organizacionais é um fator fundamental no ambiente globalizado no qual estamos inseridos, portanto, a individualidade nunca pode ser maior do que a cooperação.

5 – Evolução: devem ser treinadas e desenvolvidas constantemente, de modo que estejam sempre em evolução. Além disso, devem preparar pessoas para assumirem cargos de liderança futuramente na organização, buscando obter vantagem competitiva.

6 – Criatividade: devem buscar “pensar fora da caixa”, com ousadia e irreverência, transformando cenários monótonos em ambientes inovadores. Em outras palavras, devem desenvolver o intraempreendedorismo que cada colaborador possui, fazendo com que o poder criador da empresa seja aumentado.

7 – Visão: devem ter foco no futuro, fazendo da pró-atividade a sua âncora. Ou seja, devem enxergar além o horizonte, criando estratégias embasadas em dados e estatísticas, de forma a tentar prever o improvável.

8 – Democracia: devem saber valorizar a diversidade de personalidades, para que assim, as pessoas possam ter autonomia para expressar suas opiniões sem que haja objeções, aumentando, através desse ato, o nível intelectual dos diálogos da empresa.

9 – Modernidade: devem utilizar-se das ferramentas contemporâneas da administração, como benchmarking, empowerment, downsizing, etc. de forma a acompanhar as novas tendências do mercado.

10 – Motivação: devem ser motivadoras para os colaboradores, buscando a realização pessoal dos mesmos e criando um ambiente de parceria e ajuda mútua entre ambas as partes, em uma via de mão dupla.

A única forma de obter vantagem competitiva perante o mercado, é através do fortalecimento constante das equipes, sendo assim, esse é o melhor investimento que um gestor pode fazer em meio a esse cenário globalizado e volátil do qual fazemos parte