quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Brincadeiras no trabalho, é bom ou ruim?

Você é daqueles que logo consegue um bom apelido para qualquer pessoa?
Se sim, imagino que você quando viu o anúncio dessa postagem foi correndo clicar para ler, ou foi recomendado por alguém que já diagnosticou que você sofre de dependência crônica de brincadeira no trabalho e deseja te ajudar.

A outra opção que fica [sem que eu precise ter poderes sobrenaturais para descobrir], é que você deve ser uma pessoa do tipo que no trabalho assume uma postura totalmente oposta do que você se mostra em outros lugares, e que não suporta qualquer tipo de brincadeira entre colegas de trabalho. Se esta é a opção que você se encaixa, essa postagem também é para você! E se alguém recomendou essa página para você, não pense que tenha sido brincadeira, pois o assunto a ser tratado aqui é muito sério.

Brincadeiras no trabalho, bom ou ruim?
O Blog Você e Gestão esclarece para você!



Todos nós sabemos que o bom humor no ambiente de trabalho é um dos mais importantes atributos do profissional de sucesso nos dias de hoje, pois ajuda na construção de um clima organizacional harmonioso e produtivo ao desenvolver um ambiente de trabalho descontraído, leve e divertido favorecendo a criatividade e a inovação.
Mas quantos de nós já passamos por situações difíceis quando envolvemos brincadeiras no ambiente de trabalho?
Pela experiência, não tão grande, que já tive ao desenvolver minha vida profissional passando por três organizações diferentes pude perceber que essa questão envolve mais homens que mulheres no sentido de quantidade e intensidade de brincadeiras, porém quando se trata de mulheres o assunto se torna mais sério quando consideramos os resultados negativos que uma brincadeira pode causar devido a maior possibilidade de se tornar ofensas e constrangimentos devido à sensibilidade dos sentimentos femininos (em sua maioria, mas não totalidade como regra). Mas para os homens, as brincadeiras é  algo quase que inerente ao trabalho.
Quando tratamos de brincadeiras, o problema não está em sua existência, pelo contrário, nas brincadeiras está a oportunidade de transformação e crescimento de uma organização baseada na boa convivência entre seus colaboradores, mas o problema está em como esta brincadeira está se desenvovlendo.
Se a brincadeira se desenvolve baseada em ofensas pessoais, agressões físicas ou verbais, menosprezo dos resultados dos colegas ou algo semelhante, faz-se necessário pensar se vale a pena permitir as brincadeiras.
Uma dica que pode ser muito útil é que você deve conhecer bem a pessoa com quem você está brincando, digo conhecer no sentido de saber se ela é do tipo que gosta ou não de brincadeiras. Mas se isso é difícil para você, vale a antiga regra da boa convivência: "Se me zoou, eu também posso zoar!", ou como é mais falado aqui no Nordeste: "Se mexeu comigo, é porque posso mexer também."
Quanto aos apelidos, considero o uso deles como uma prática muito positiva, pois é uma forma de tornar evidente quais áreas de cada um estão bem ajustadas ou necessitam de ajustes.
Por exemplo, uma pessoa que tem grande capacidade de convencimento em vendas pode ser apelidada como "Seu Crêisson" que no Casseta e Planeta, programa extinto da Rede Globo, conseguia mostrar como era importante o uso de produtos que não serviam para nada. Dessa forma, a pessoa recebeu um apelido, e um elogio subentendido que tem um forte poder de persuação.
Outro exemplo que posso trazer é de uma pessoa que só sabe trabalhar cantando, e recebe um apelido de algum cantor que está ligado às músicas que ela sempre tem cantado. Esse apelido serve como um alerta sobre sua atitude no trabalho, e talvez ajude-o a perceber algo que para você seja normal, mas não seja adequado para um ambiente composto de muitas pessoas.
Mas ainda repito: Sou a favor do uso de apelidos em qualquer grupo de pessoas que não haja desrespeito e liberdade para esse tipo de intimidade, mas nunca serei quando envolver questões externas à relação de trabalho, focando assim em características pessoais.
Nessa postagem, trouxe um vídeo que está diponibilizado no YouTube que traz um Top de 5 brincadeiras de mal gosto com o colega de trabalho, produzido pelo Furo MTV. Não tenha esse vídeo como um incentivo à estas práticas, mas assista nesta forma divertida, o que não deve ser feito.
Você gostou dessa postagem?
Então a forma que você tem como agradecer ou contribuir para melhorar nosso blog, e deixando um comentário abaixo ou interagindo conosco pelas redes sociais: Curta nossa página no facebook e siga-nos no twitter. No início da página você tem os botões dessas opções, basta clicar!
Um abraço!

sábado, 15 de setembro de 2012

Otimizando seu tempo no trabalho

Você está entre aqueles que quando termina o horário de trabalho percebe que ainda faltam concluir muitas atividades daquele dia?

Ou você é aquele que consegue concluir todas as atividades do seu dia, mas gostaria de mais tempo livre para dedicar à criação de novos processos ou produtos em seu trabalho?

Ou você se encaixa no grupo que trabalha por conta própria e gostaria de aumentar o rendimento de suas atividades para gastar menos tempo com trabalho e se dedicar a outras atividades como lazer, estudo ou outra fonte de renda?
Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, fique atento a estes 7 tópicos abaixos que trazem dicas que o Blog Você e Gestão preparou para você otimizar a utilização do seu tempo em suas rotinas de trabalho.

Otimização do tempo
em 7 passos


1.      Defina um horários para conferir seus emails. Quando você não tem definido os horários para checar os emails em sua caixa de entrada, você corre o risco e abri-la por muitas vezes e sem necessidade. Uma sugestão é checar no início, no meio e próximo ao fim de cada expediente, ou seja, a cada turno você deve checar por 3 vezes. Isso também diminuirá a sensação de ansiedade e a expectativa de sempre ter muitas coisas a fazer.



2.      Ter atividades definidas. Seu dia deve começar com a clareza daquilo que deve ser feito neste dia e que não deverá ser deixado para outro dia. Quando você sabe o que deve ser priorizado, você otimiza seu tempo naquilo que é mais importante.



3.      Seja objetivo quanto a reuniões. Se você trabalha com reuniões, procure marcar alguma se realmente for necessário, e quando houver tenha bem definido a duração, a pauta e conduza a discussão da maneira mais objetiva possível.



4.      Cuidado com as redes sociais. Elas tem um poder enorme de distraí-lo e roubar seu tempo naquilo que não trará resultados para a organização e para sua carreira. Assim como o email, defina horários específicos para verificar se tem novidades para você.



5.      Mantenha a atenção em sua atividade. Quando você preocupa-se com o trabalho de quem divide mesa com você, ou quando você se desconecta da sua atividade para verificar celular, relógio, arrumar setor ou qualquer outra coisa que não devia ser feito naquele momento, irá atrapalhar você de maneira que você não vai produzir como poderia.



6.      Mantenha bem organizados seus arquivos no computador. Se você tem uma área de trabalho ou lista de favoritos em seu navegador de internet cheia de atalhos de sites diversos ou atalhos para arquivos que não tem sentido para seu trabalho será uma oportunidade de desviar a atenção de suas atividades. E se você usa algum software de mensagens instantâneas, mantenha seu status como ocupado ou invisível para evitar que pessoas que não sejam de seu trabalho venham a interromper você com conversas que não cabem no momento.



7.      Cuide daquilo que é de sua responsabilidade. Isso é priorizar aquilo que será cobrado de você, mas não quero dizer que você deve negar informações ou favores aos seus colegas de trabalho. O importante é você saber o momento em que poderá ajudar outras pessoas sem atrasar seus afazeres, e também saber dizer “não” quando não for possível e saber que isso não torna você melhor ou pior, mas demonstra que você tem bem definido o que é sua responsabilidade na organização.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Baseado em eu mesmo: Supere, priorize e curta!

Em meio a tantas obrigações no dia a dia, eu pensava: "Tenho que preparar uma nova postagem para o Blog..."
 
Essas nuvens de pensamento surgiam em meio a carros e semáforos, botões de elevador e degraus de escada, pratos de refeições e escovas de dentes, e principalmente noites que pareciam cada vez mais curtas ou mais rápidas. Assim pensei: "É exatamente o que falta no Blog e o que muitas pessoas gostariam de saber! Vou falar sobre como escrevo, quais são minhas dificuldades, porque não desisto, e assim os leitores poderão associar à dificuldade de manter firme os propósitos que definimos para nossas vidas!"
 
Para mim, Jefferson Campos, que me defino como blogueiro por ser o autor das postagens daqui do Blog Você e Gestão, tenho a dificuldade de sempre disponibilizar aos leitores algo novo e interessante para que o número de acessos ao blog mantenha-se de estável a crescente, mas nunca venha a diminuir.

Digo que é difícil escrever não pelo simples fato de escrever, mas pela necessidade de dedicar um tempo a essa atividade que empurra outras em minha agenda para se encaixar em horários que podem surgir. Eu trabalho, estudo um MBA, sou casado, ajudo minha esposa nos afazeres domésticos, lavo meu carro, visito minha mãe e minha sogra, jogo vídeogame, acesso à internet, pago contas, vou à igreja, faço compras, desenvolvo um trabalho voluntário, visito amigos, realizo passeios, recebo visitas... [e mais reticências poderiam ter!].

Tantas tarefas e um blog a escrever
Porque fiz questão de citar tantos exemplos? Para que apenas lendo você pudesse se sentir um pouco cansado como eu, mas mesmo assim, e cheio de entusiasmo, acrescento à essa lista - ESCREVO EM MEU BLOG.
 
Persistência e dedicação àquilo que você assumiu como compromisso é uma qualidade que tem se tornado rara a cada dia que passa. Parece que as pessoas não sabem mais o que é assumir e cumprir.
Inúmeras vezes pensei que não devia ter criado esse blog para que meu tempo sobrasse um pouco mais, porém nessa hora lembro-me que eu decidi não abraçar o fracasso, mas sim a determinação de cumprir havia determinado.
 
Além da determinação em cumprir, também é necessário priorizar atividades. Afinal, não posso colocar um blog acima de necessidades fisiológicas, por exemplo. Tenho o blog em minha lista de prioridades, mas ele não se encontra entre as primeiras posições. Tenho que priorizar as atividades que envolvem minha família, minhas fontes de renda, meus círculos de relacionamentos, e de igual forma com outras atividades até que se chegue ao blog, mas não colocando-o em primeiro lugar.
 
Com isso, quero deixar claro que faz-se necessário priorizar, mas priorizar não é passar coisas para a frente da fila, mas é saber claramente o que deve ser feito primeiro.
E como uma última lição, digo que é importante valorizar os resultados de seu esforço.

Desde mar/2012 o Blog Você e Gestão
já soma mais de 1500 acessos

Quando dedico um tempo a verificar o número de acessos do meu blog e vejo que tenho em média mais de 300 visitas por mês, e que o blog já foi visitado por internautas de 9 países diferentes [Brasil, EUA, Alemanha, Rússia, Portugal, Letônia, Espanha, Índia e Japão em ordem crescente de número de acessos] sinto-me cheio de orgulho e motivação em saber que um assunto que não alcança as massas tem crescido e por meu intermédio.
 
Talvez você encontra-se em um estado de pessimismo com a situação, ou desmotivado com sua equipe, talvez você tem buscado novas oportunidades de trabalho e não tem encontrado... essa postagem é para você. Foi em você que eu pensava enquanto escrevia esta publicação.
 
Desejo que você coloque em prática a determinação para alcançar seus objetivos, saiba priorizar o que realmente é mais importante para sua vida e sua felicidade e que saiba ser feliz com os resultados que temos como presentes em nossa caminhada.
 
Um forte abraço,
Jefferson Campos

Citações Selecionadas III




“O débito é uma forma de pobreza – e uma das mais crués. Ele te dá a ilusão de ter mais dinheiro do que você tem.” – Jerrold Mundis
“A coragem não é ausêcia do medo; é a persistência apesar do medo”. – Desconhecido
“Um bom líder toma um pouco mais de sua parte na culpa e um pouco menos de sua parte no crédito.” – Arnold Glasgow
“O importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe.” – Anônimo
“Conselhos quase nunca são bem-vindos, e aqueles que mais precisam são os que menos gostam de recebê-los.” – Samuel Johnson.
“Como o verniz cobre um pote de barro, as palavras fingidas cobrem um coração mau.”  – Provérbios

“Eu sempre me preparo para o fracasso e acabo surpreendido pelo sucesso.” – Steven Spielberg

“Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo, apenas, de ficar parado.” – Provérbio chinês

“Conselhos ruins podem acabar com um dia, um ano ou uma vida inteira.” – Provérbios

“O pessimista é aquele que reclama de barulho quando a oportunidade bate à sua porta.” – Michael Levine

“Você sabe que chegou ao ápice quando: fez amizades no passado, está concentrado no presente e é otimista em relação ao futuro.” – Anônimo

“O orgulhoso será humilhado; mas com os humildes está a sabedoria”. – Provérbios

“É muito fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça.” –Provébio Chinês

“O rio atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáulos.” – André Luiz

“Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho.” – Provébio chinês

“O que prevemos raramente ocorre; o que menos esperamos geralmente acontece.” –Benjamin Disraeli

“A oportunidade apresenta-se tarde e desaparece com rapidez.” – Publilius Syrus

“Se você não pergunta suficientemente ‘por que isso?’, algué perguntará‘por que você?’” –Tom Hirshfield

“É praticamente uma lei na vida. Quando uma porta se fecha para nós, outra se abre. A dificuldade está em que, frequentemente, ficamos olhando com tanto pesar a porta fechada, que não vemos aquela que se abriu.” – Andrew Carnegie
“Nossos olhos são seletivos, nós ‘focalizamos’ o que queremos ver e deixamos de ver o restante. Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol.” – Desconhecido
“Não conte vantagens a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã” – Provérbios
“Caso você não se programe, será programado pelos outros.” – Desconhecido
“Devemos prometer somente o que podemos entregar e entregar mais do que prometemos.” –Jean Rozwadowski
“Se o automóvel tivesse seguido o mesmo ciclo de desenvolvimento do computador, um Rolls-Royce custaria hoje U$ 100,00, faria um milhão de quilôetros por litro.” – Robert X Cringely
“Se você deseja um trabalho bem-feito, escolha um homem ocupado; os outros não têm tempo.” – Benjamin Franklin
“Preocupe-se mais com a sua consciêcia do que com sua reputação. Porque sua consciêcia é o que você é e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam é problema deles.” – Autor desconhecido
“O bom julgamento vem da experiência. E de onde vem a experiêcia? A experiêcia vem
do mau julgamento.” – Mark Twain
 

“Nenhum vapor ou gás move algo até que seja confinado. Nenhuma catarata jamais gera luz e

energia atéque seja canalizada. Nenhuma vida cresce atéque seja focada, dedicada e disciplinada.” – Harry Emerson Fosdick

“O professor medícre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.” – William Arthur Ward

“Basta um minuto para se fazer um herói; mas é preciso uma vida inteira para se fazer um homem de bem.” – Paul Brulart

“Não existe ninguém que não possa ensinar algo a alguém, e não existe ninguém tão excelente que não possa ser superado.” – Baltasar Gracian

“Quando falar cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio.” – Anônimo

“Eu acho fascinante como algumas pessoas conseguem planejar suas férias com mais empenho do que planejam suas vidas. Talvez seja porque fugir é mais fácil do que mudar.” – Jim Rohn

“O plano que não pode ser mudado não presta.” – Publilius Syrus

“Quando surgirem os obstáulos, mude a sua direção para alcançr a sua meta, mas não a decisão de chegar lá” – Anônimo

“Trata-se de uma verdade crucial: ensinamos o que sabemos, mas reproduzimos o que somos.” – John Maxwell
“Os dois aparadores do sucesso são começar e terminar. As decisões nos ajudam a começar. A disciplina nos ajuda a terminar.” –John Maxwell
“Até as torres mais altas começram do chão.” –Provébio Chinês
“Praticamente qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quer testar o caráter de
alguém, dê-lhe poder.” – Abraham Lincoln
“Se parares cada vez que ouvires o latir de um cão, nunca chegará ao fim do caminho.” – Anônimo
“Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.” – Cíero
“A verdadeira origem da descoberta consiste não em procurar novas paisagens, mas em ter
novos olhos.” – Marcel Proust
“Velocidade é útil somente se você está correndo na direção certa.”  –Joel A. Barker
“Não uso somente o meu cérebro, mas todos que posso tomar emprestado.” – Woodrow
Wilson
“Se você limitar o significado de seu trabalho a dinheiro, você logo estará sem energia.” – Gerhard Gschwandtner