sábado, 26 de outubro de 2013

Um chat sobre sua carreira

MBA, feedback, ISO, networking, CEO, merchandising, in company, brainstorm, downsizing, newsletter, coach, headhunter, marketing…

Não, você não está no site errado.. Aqui é o mesmo blog de sempre. Tantas palavras em inglês não devem ter te assustado, mas se esta foi a sua reação, tenha certeza que esta matéria foi feita especialmente para você! De início já encontramos chat no título, é o que veremos aqui: um bate-papo sobre sua carreira.

Todas estas palavras citadas no início são hoje usadas de forma rotineira e não mais esporádica no trabalho, isso porque as relações internacionais são cada vez mais comuns. As empresas daqui estão lá fora e as multinacionais já estão aqui há muito tempo. Reuniões, apresentações, telefonemas, e-mails, são exemplos de situações que você terá que lidar diversas vezes e com pessoas de todo o mundo.

Estamos também diante de grandes eventos mundiais aqui no Brasil nos próximos anos, e a língua oficial nas relações internacionais é o inglês. O espanhol é também importante dentro das relações latinas, mas para o profissional é importante saber espanhol se também souber inglês, pois o conhecimento de uma língua não substitui a outra, e o inglês é a principal língua no mundo.

Então se você está planejando o desenvolvimento de sua carreira, é bom pensar em aprender logo a língua do companheiro Obama. Mas não pense que você poderá ganhar mais por falar inglês, porém suas oportunidades serão menores se não souber, tanto é que empresas como a Natura, que tem uma gestão de pessoas de referência, tem hoje uma entrevista em inglês como parte de seu processo seletivo, assim como praticamente em todas grandes empresas nos processos de seleção de trainees (olha aqui mais uma palavra!).

Eu já ouvi falar que em um grupo de 1000 pessoas, todas as 1000 pessoas querem falar inglês, mas apenas 10 falam. Isso acontece porque as outras 990 apenas querem, mas não investem em suas carreiras. Esse investimento serve para carreiras de todas as áreas do conhecimento: gestão e negócios, turismo, educação, tecnologia, saúde, artes... E por que não dizer evangelismo também? Jesus disse para irmos por todo o mundo!

Cuidado na hora de construir seu curriculum, para não transformar um cursinho de verão realizado em um final de semana em um Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Língua Estrangeira, e também por saber que algumas palavras em espanhol são idênticas ao português, dizer que tem boas noções em espanhol. É melhor você fazer logo sua matrícula...

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

As chances do trabalho temporário

Aqui no mundo ocidental, final de ano é a época das oportunidades. O mercado é aquecido, as negociações aumentam, as vendas disparam, e com isso surgem as oportunidades de trabalho.
Até certo tempo, o natal e ano novo eram os momentos mais aguardados pelas pessoas que passavam o ano todo desempregada para encontrarem uma fonte de renda nestes dias, ou uma chance para mostrar bons resultados com seu trabalho e ser contratada por um prazo indeterminado no ano em que estava para iniciar, mas hoje as coisas estão tomando um rumo diferente.

Um dos fatores que causaram essa mudança é a queda do desemprego no atual governo, o que favoreceu a transformação do trabalho temporário ao assumir uma nova característica: ele é hoje o que chamamos popularmente de “bico”. As pessoas têm procurado essa modalidade de trabalho para obter uma renda extra para alcançar alguns objetivos como a compra de um carro mais novo, a entrada no financiamento da casa própria, a reforma da casa, renovação das mobílias ou do guarda roupa, entre outros objetivos.
Outro fator, que talvez se encaixe como o mais importante, é a possibilidade do trabalhador saldar dívidas com o resultado de mais um trabalho, o trabalho temporário. Estes trabalhadores que já estão inseridos no mercado de trabalho como empregados contratados por prazos indeterminados, encontram-se muitas das vezes endividados, e buscam acrescentar uma nova jornada nestes dias para somar esta renda extra ao seu décimo terceiro e iniciar um novo ano com suas finanças mais organizadas ou até com uma pequena poupança.
É o que mostra a pesquisa feita pela Vagas Tecnologia, onde 59% de seus entrevistados que buscam um trabalho temporário, estão trabalhando atualmente e nunca prestaram nenhum serviço temporário anteriormente.
Então se você se encaixa em uma dessas opções, procure o quanto antes ocupar uma das mais de 134 mil vagas para surgirem neste período em todo o Brasil, conforme estima a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Os períodos de maiores contratações são os últimos dias de novembro e a semana que antecede o natal, então já está mais do que na hora de você espalhar currículos e esperar a sua oportunidade para se inserir no mercado de trabalho ou tirar seu bolso do vermelho.