sexta-feira, 20 de abril de 2012

Comemorativo 1º mês de operação



Olá internautas visitantes do Você e Gestão!

 Hoje o Blog Você e Gestão comemora 1 mês de operação.

O Você e Gestão publicou nestes 30 dias 13 postagens e já alcançou uma média de 350 visualizações e destas, mais de 110 visitas foram de outros países como Estados Unidos, Alemanha e Rússia.

Tenho a certeza que este é apenas o início de muito trabalho, porque estes resultados é o que me motiva a continuar publicando matérias com o objetivo de te ajudar em suas dificuldades em seu trabalho ou na construção de sua carreira.

Continuarei com matérias bem simples como tem sido até aqui, mesmo assim, na simplicidade das palavras sei que serei responsável por grandes resultados. Aliás, serei co-responsável, porque o resultado depende sempre mais de você do que de mim; a aplicação não depende de mim e nem das matérias do Você e Gestão mas somente de você!

Então, vamos multiplicar estes resultados comentando as matérias, seguindo @VOCEeGESTAO no twitter e curtindo a fanpage no www.facebook.com/voceegestao . Gostaria de desenvolver o Você e Gestão de uma forma cada vez mais interativa. Participe, contribua, relacione-se conosco para um Você e Gestão cada vez mais VOCÊ!

Jefferson Campos
Autor do Blog Você e Gestão



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cuidados com as Redes Sociais




Que as redes sociais já são realidades na vida das pessoas, isso não há o que contestar. Mas o que deve ser feito é tomar o devido cuidado para não acontecer problemas com a empresa em que você trabalha ou pretende trabalhar.


1 – Tenha bom senso. Seja transparente e a mesma pessoa que é na vida fora da rede. Por mais que você tenha mais de uma conta na mesma rede para separar os contatos profissionais e pessoais, evite posts que venham a denegrir a imagem da empresa na qual você trabalha.


2- As relações com seus amigos podem se tornar perigosas devido o nível de intimidade que você tem com ele. Seja cauteloso nas palavras, fotos e vídeos, lembrando-se sempre que qualquer pessoa possa visualizar seu mural.


3- Deixe claro a seus amigos qual o cuidado que você tem com as redes, para que eles sem intenção prejudiquem você ao postar o que você não postaria.


4 – Se você trabalha com a conta da rede social da organização na qual você trabalha, nunca publique opiniões pessoais.


5 – Se você exerce liderança em uma instituição, cuide-se para que sua reputação não seja julgada e condenada por suas declarações. Esteja ainda mais atento!


6 – Não exponha todas as suas informações porque sempre haverá uma forma de pesquisar e encontrar o que foi postado. Cuide principalmente de dados que devem ser pessoais e intransferíveis.



Dinâmicas de Grupo 2

A Você e Gestão traz para você 3 dinâmicas de grupo simples e rápidas que podem ser aplicadas em salas de aulasou entrevistas de emprego para avaliar comportamentos de alunos e candidatos.




Classificados

Nesta dinâmica, é para o participante apresentar-se como um anúncio de classificado. Quem é ele e devo ser convencido de boa oportunidade em apenas 5 linhas escritas.


Capacidade de comunicação

Peça ao participante para criar um script para uma operadora de telemarketing convencer pessoas por telefone a comprar coisas inusitadas como: dentadura usada, sapato rasgado, guarda-chuva no verão...


Criação e Inovação

Os participantes em grupo devem construir um produto com apenas 1 folha de papel, tesoura, cola e caneta. Eles desenvolverão e mostrarão sua utilidade.

10 SUPERDICAS para entrevista de emprego


Siga estas dicas e esteja à frente na entrevista de emprego!


Abaixo tem 10 dicas essenciais que o Você e Gestão preparou para quem quer estar preparado em uma entrevista de emprego. Elas não garantem sua aprovação no processo seletivo, mas se você segui-las ajudará muito nessa conquista.


1.    Seja ciente de seus pontos fortes e fracos (pelo menos 3 de cada)

2.    Tenha sempre o curriculum às mãos (acesse nossa outra matéria para construir seu curriculum)

3.    Conheça a empresa através de internet ou pessoas que trabalham lá.

4.    Pense em o que te faz especial para ocupar aquela vaga. Qual seu diferencial?

5.    Use sua melhor roupa, mas não equivoque-se na ocasião (nem muito social e nem Sport)

6.    Esteja antes do horário. Mostre interesse!  

7.    Não use de intimidade com o entrevistador. Trate-o como entrevistador! A maior intimidade é tratá-lo pelo nome, isso ajudará!

8.    Seja objetivo e direto em suas respostas, mas nunca grosseiro. Responda apenas o que for perguntado, não vaguei nas respostas.

9.    Não use de mentira, gírias, fofocas de outras empresas, e não pergunte de salários e benefícios pois esta parte é do entrevistador.

10.  Não se comporte como se estivesse nervoso ou inseguro. Pode até ficar assim, mas não demonstre!

Empreendedorismo - Teoria na prática


O conceito de empreendedorismo surge da definição de empreender, que significa a tentativa de realizar ou pôr em execução alguma coisa.

Normalmente é atribuído à empresas, mas o conceito de empreendedorismo é muito abrangente, mas pode também ser definido em nossa linguagem em uma ideia que é transformada em negócio para se ter resultados.

Essa última definição pode ser usada para todos os tipos de empreendimentos porque o negócio nem sempre é uma empresa (pode ser um blog, pode ser uma ONG, pode ser um centro cultural, e mais) e o resultado nem sempre é financeiro (para um blog político pode ser influência para votos, um blog de denúncias policiais pode ser segurança da comunidade, para um Centro Cultural pode ser a formação de adolescentes e jovens).

Enfim, vejo que muitos podem ser os resultados, mas isso não isenta a realidade de ganhar dinheiro com o negócio, afinal o dinheiro é o que vai dar sobrevivência ao negócio. mas ele deve ser visto como o meio, e não como o fim.

À pessoa que tem a ideia do negócio, denominamos empreendedor. É aquele ousado, cheio de visão, ativo, arrojado e corre riscos (calculados). As características de um empreendedor são em alguns casos vistas como dons ou habilidades naturais, porém não descartando esta possibilidade, percebo que todas elas podem ser desenvolvidas se inseridas em nossos hábitos diários.

Os riscos do empreendedor são calculados porque normalmente não se investe em algo que não se conhece ou que não se estuda em quais são os possíveis resultados, ou ao menos espera-se que sejam assim.

Ao estudo do futuro empreendimento, chamamos de Plano de Negócio. É o estudo que procura prevê como funcionará o negócio antes que ele se torne uma realidade no mercado. O Plano de Negócio envolve estudo do mercado, de quanto será necessário para investir, qual o local que o negócio estará inserido, qual o público alvo, a previsão de fluxo de caixa, custo de produção, recursos necessários, e uma infinidade de questionamentos que variam de acordo com a complexidade do negócio e da área de mercado que está inserida.

"Visão sem ação não passa de sonho;
ação sem visão é só passatempo;
visão com ação pode mudar o mundo."
Joel Baker

Então...
Boas idéias!
Bons estudos!
Bom trabalho!
E boa colheita!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

SUSTENTABILIDADE - Pensando no Futuro


De uma forma ou de outra você já deve ter ouvido falar o termo SUSTENTABILIDADE.


mas, já se perguntou porque esta palavra é tão falada hoje?

Essa é uma grande polêmica, porque o problema não está na palavra, mas na intenção em que ela está sendo usada.

Sustentabilidade foi a sugestão de como o mundo pode se tornar melhor. Popularmente, podemos entender que para as questões climáticas, os ecossistemas, as relações humanas, não podem ser melhoradas segundo alguns autores, mas os estudiosos em Nosso Futuro Comum, definiram que era necessário manter o que se tem para garantir o futuro das próximas gerações.

Daí, surgiu o conceito de sustentabilidade: atender as necessidades do presente sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras.

Na prática, isso é cortar uma árvore e plantar outras três para as próximas gerações terem árvores também; é usar a água dos rios, mas usar racionalmente para que o rio possa se recuperar do processo de captação.

Como disse no início, a polêmica encontra-se na forma como as empresas tem usado a sustentabilidade em suas práticas. Será uma realidade ou as empresas dizem-se sustentáveis em suas atividades para conquistar novos mercados ou certificações?

Avalie seus fornecedores, seus produtos e suas práticas. Quem define a situação é o comprador. Nós quem temos o poder nas mãos.

Temos ainda o poder de desenvolver a sustentabilidade em nossos hábitos: quantos copos plásticos você usa por dia? Você se preocupa com a embalagem do que compra? Se preocupa com o resultado do que você tem realizado por dia?
Seja sustentável em todas as suas atitudes e seja responsável pelo que de bom você pode fazer, e nunca o contrário.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

CONFLITOS: Diagnóstico de sua vida profissional


Se ninguém nunca lhe disse que você vai passar por problemas no trabalho, desculpe-me mas esse quem irá dizer sou eu...




Conflitos é algo inerente às relações de trabalho, parece que uma não existe sem a outra. Os conflitos no trabalho estão em todas as regiões brasileiras, em todos os continentes, em todas as culturas, raças, povos, nações e religiões.

Sabe por que?

Porque quase em sua totalidade, todos os casos de conflitos existem por incompatibilidade de objetivos organizacionais, pessoais e gerencial.

A empresa sempre espera de você o máximo que você pode oferecer. Você (como colaborador) também fica na expectativa da empresa oferecer mais do que já tem oferecido. O gerente espera que você cumpra suas atividades e ainda ajude-o na execução de suas atribuições.

Achou interessante? Eu achei terrivelmente assustador. Isso em um ambiente onde as pessoas passam a maior parte de seu dia e os melhores anos de sua vida pode gerar danos irreversíveis.

Agora, a questão é como podemos evitar os conflitos se já sabemos o motivo pelo qual ele pode ser desenvolvido?

Primeiro a pessoa deve estar certa de que seus objetivos coincidem com os objetivos organizacionais. Quando isso acontece, o que é ganho para você é também ganho para a organização. Assim, a motivação será uma realidade diária no cotidiano organizacional, e seu desempenho será cada vez maior, porque você será exigido naquilo que você tem prazer.

Além disso, a pessoa deve desenvolver a inteligência emocional para equilibrar as “pressões” do mercado, que são cada vez maiores. Sobre a inteligência emocional, trataremos com mais detalhes em uma matéria específica sobre este assunto. Mas em resumo, é a forma como o colaborador e/ou gerente enfrenta as situações difíceis do trabalho conciliando em suas exigências de sua vida pessoal (família, estudo, amizades, religião, ...).

Que você possa refletir em como está você na organização que você trabalha. Se estão existindo conflitos, pense se seu objetivo se aproxima mais com o da organização na qual você trabalha, se não, procure enfrentar o processo da mudança para que você não venha a sofrer com insatisfação pela vida resultada do desgaste no dia-a-dia trabalhado insatisfatoriamente.

Se você percebe que os conflitos no trabalho não é a sua realidade, esteja a cada dia aproveitando as oportunidades que estão surgindo de você, porque você tem muito potencial de se desenvolver nesta organização que está inserido. Aproveite para inserir novas ideias, e engajar-se cada vez mais trazer resultados de grande impacto, tendo a certeza que a organização estará satisfeita em tê-lo no quadro e você orgulho em fazer parte deste mesmo quadro.